Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

As impressões que os estrangeiros vão levar do Brasil

A Copa do Mundo no Brasil começou com inúmeras dúvidas sobre a capacidade do Brasil para sediar um evento desse porte. Na mídia nacional e internacional, eram inúmeros os questionamentos sobre se ‘o Brasil estaria pronto’ para receber os mais de 600 mil turistas estrangeiros esperados no País e realizar a “melhor Copa de todos os tempos”, que tanto foi prometida pelos governantes.

Foram muitos atrasos nas obras. Estádios que ficaram prontos apenas aos “45 minutos do segundo tempo” e obras de infraestrutura que sequer foram entregues. Isso sem mencionar os problemas dos aeroportos e a ameaça de greves e protestos que acabou fazendo com que o Brasil ficasse em evidência mundo afora às vésperas do campeonato.

Apesar das previsões pessimistas, a imagem que ficou para quem visitou o país durante a Copa foi, em sua maioria, positiva. Não houve caos aéreo. Claro que alguns aeroportos apresentaram atrasos nos voos, mas isto é comum em períodos de muita demanda. Não houve grandes greves, os protestos foram contidos.

Entretanto, mais do que qualquer obra ou organização, inúmeras pesquisas comprovaram que o que de fato encantou os turistas estrangeiros foi a hospitalidade do povo brasileiro. Tenha sido no Recife, São Paulo, Salvador ou Manaus, em todas as cidades do país pelas quais os estrangeiros passaram, não houve quem não destacasse o nosso povo como a principal atração de cada lugar.

Nós brasileiros sempre fomos tidos como um povo hospitaleiro. A amabilidade, a forma de receber as pessoas, a alegria e a simplicidade do povo brasileiro não são características novas do nosso povo. Esse é o nosso jeito e isso conquistou os turistas estrangeiros, que não estão acostumados com tanta simpatia, já que convivem com a frieza de outros povos.

Sediamos o que a rede BBC classificou como a melhor Copa da história. Conseguimos desvincular a imagem de um país violento onde nada funcionaria que estava sendo comentada antes do evento e demos lugar à imagem de um povo acolhedor que, mesmo sem falar inglês, espanhol ou japonês, deu um jeito – ou o famoso jeitinho brasileiro – de fazer os estrangeiros se sentirem em casa.

E se não conquistamos a Copa do Mundo dentro do campo, se não conquistamos o tão sonhado hexa campeonato, ganhamos mais do que isso. E se não os preços dos ingressos desfavoreceu muitos torcedores, as ruas lotadas e a confraternização entre as várias nações foi tão bonita quanto os estádios lotados e a emoção de quem pode acompanhar de perto os jogos. Encantamos milhares de turistas que, com toda certeza, irão incluir o Brasil como opção para as próximas férias. Tudo graças à receptividade do nosso povo.

Deixe um comentário