Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O patriotismo da Copa

Por todo o mundo, o futebol, sem dúvidas, encanta e fascina milhares pessoas. Claro que cada povo é apreciador de um determinado esporte. No entanto, nenhum dos esportes praticados no mundo – seja o beisebol dos Estados Unidos ou as lutas vindas do Japão – conseguiu, até hoje, alcançar a popularidade do futebol, sendo ele o mais praticado.

Apesar da intensa internacionalização que o mundo globalizado propõe, em época de campeonato mundial de futebol, as pessoas encarnam um sentimento ufanista e vestem as camisas de suas seleções com toda satisfação. E no Brasil não seria diferente. O senso comum diz que o futebol é o ópio do povo brasileiro. Conhecido como o país do futebol, em ano de Copa do Mundo, o Brasil se pinta com as cores nacionais – verde e amarelo – e durante um mês, o país para suas atividades para torcer e exaltar o orgulho nacional. Enquanto isso, todos os outros assuntos, de saúde a política, perdem a importância diante das emoções que o futebol é capaz de transmitir.

O grande problema é que esse patriotismo temporário gera inúmeros comentários e, por vezes, muitas polêmicas. Talvez seja este um momento de fortalecimento da identidade do povo, entretanto, é exatamente neste momento que o brasileiro deixa de acompanhar os fatos relevantes para a nação. Ambas as questões não deixam de ser uma verdade.

Nos canais de televisão aberta, é raro se ver outra notícia ou debate que não seja relacionada à Copa do Mundo. Os brasileiros param para assistir aos jogos, mas, no dia a dia, as disputas se multiplicam na saúde, nas questões sociais e na educação. Infelizmente, durante um mês, o provável é que ninguém se importe com isso.

Mas afinal, o que significa ser patriota? Ser patriota é vestir verde e amarelo e aprender a cantar o Hino Nacional? Ou seria se emocionar com 60 mil pessoas ecoando as rimas em estádios lotados? Ser patriota é muito mais que isso. Patriota é todo aquele que ama sua pátria e procura servi-la.

Desculpem-me os fanáticos por futebol, mas não podemos vestir verde e amarelo apenas na Copa do Mundo. O patriotismo deve ser um sentimento diário de todo cidadão. A população deve acreditar nessa união e dirigi-la para buscar melhores condições de saúde, alimentação, ensino e moradia. Mas, muito mais que isso, a população precisa acreditar nesse sentimento porque apenas assim podemos construir realmente a “pátria amada, Brasil”, aquela cantada no hino nacional e exaltada nos estádios de futebol em dias de Copa.

Deixe um comentário