Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A canonização do Padre Anchieta

Ele não é brasileiro, mas é como se fosse. O padre José de Anchieta – missionário espanhol jesuíta que chegou ao Brasil no século XVI, aos 19 anos, e tornou-se uma das figuras mais importantes da cultura do nosso país, fundando inclusive o Colégio Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo – foi anunciado como santo pelo Papa Francisco, se tornando o terceiro santo brasileiro.

São José de Anchieta, como deverá ser chamado a partir de agora, é conhecido como apóstolo do Brasil e faz parte da história do Brasil pelo trabalho de catequese realizado junto aos índios por quase todo o País. Além do trabalho de catequese, o padre Anchieta defendia os índios dos abusos dos portugueses colonizadores.

O fato é que o padre José de Anchieta tem devotos por todo o Brasil e no exterior. Todo o seu trabalho feito na Companhia de Jesus foi reconhecido e exaltado por milhares de fieis. A importância da vida e missão assumida por São José de Anchieta está em todos os livros de história do Brasil. É possível reconhecer que ele, ao contrário de muitos missionários, optou por uma catequese acessível e aculturada, utilizando recursos próprios da época como a poesia e o teatro.

Esse talvez tenha sido um dos processos da canonização mais longos da história, 417 anos. As dificuldades começaram durante a perseguição e expulsão dos jesuítas, que aconteceu em 1759, e na falta de atestado da realização de dois milagres: um para a beatificação e outro para a canonização. No entanto, e apesar de não possuir nenhum atestado, o Papa Francisco aceitou a fama de milagreiro e a vida exemplar do Padre.

Essa não é a primeira vez que o papa Francisco oficializa uma canonização sem milagres. Recentemente o padre Pierre Frave foi declarado santo sem os atestados e, além dele, espera-se que o papa João XXIII também seja santificado apenas com a comprovação do milagre de beatificação.

Para os seguidores do catolicismo e estudiosos da área, a santificação é um processo de burocracia do Vaticano que começa no batismo e se estende por uma vida de devoção onde devem ser seguidos os passos de Jesus e os mandamentos de Deus. Além da santificação de José de Anchieta, o Brasil ainda tem 12 processos de beatos brasileiros para a canonização, entre eles os da Irmã Dulce e Francisca de Paula de Jesus.

Os restos mortais de São José de Anchieta estão distribuídos pelas cidades onde ele teve mais atuação: Vitória, Bahia e São Paulo, além de Portugal e Roma.

Deixe um comentário