Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

800 novos aeroportos, é possível?

Fomos surpreendidos com a notícia de que o governo Dilma Rousseff quer construir 800 aeroportos regionais no país em cidades de até 100 mil habitantes. Segundo o Censo 2010 do IBGE, 5.282 municípios brasileiros possuem menos de 100 mil habitantes e, do outro lado, 283 deles têm mais de 100 mil pessoas.

De fato, a construção dos aeroportos é uma necessidade importante para o crescimento do país. Com o aumento do número de passageiros e voos dos últimos anos, melhorar a estrutura e os serviços oferecidos nos aeroportos, tanto para a população nacional, quanto para os turistas, virou um desafio para o Governo.

Mas, como construir e investir em tantos aeroportos se há tantos outros problemas para serem resolvidos? Qual é a prioridade?

Cidades com menos de 100 mil habitantes são a maioria no Brasil e em todos eles o desafio das prefeituras é o mesmo: oferecer serviço público de qualidade e estimular as cidades a crescer. Contudo, nas cidades menores, esta tarefa é dificultada pelo tamanho dos municípios e com menos pessoas, a atividade econômica tem dinamismo menor.

A construção desses novos aeroportos, com o intuito de interiorizar o transporte aeroviário, impulsionando o desenvolvimento e aproximando, inclusive, o turismo nacional, deverá ser garantido pelo investimento privado. Como exemplo, temos como molde as privatizações realizadas através das licitações nos aeroportos de São Paulo e Brasília, mantendo 51% para a iniciativa privada e 49% para a Infraero.

As privatizações têm suas vantagens. É a garantia de mais velocidade e flexibilidade para ir ao mercado financeiro e captar recursos para investir no aeroporto sob a administração privada. É, também, dinamizar e atuar na busca de oportunidades em favor das comunidades próximas em favor da multiplicação dos negócios que tenham o aeroporto como um elo.

Apesar dos pontos positivos, antes de pensar em privatizações é preciso analisar o período de concessão, se será muito curto ou muito longo. A participação das empresas aéreas na administração de aeroportos e, principalmente, a situação de aeroportos ditos como “deficitários”. Já que a privatização desenfreada pode causar o aumento das várias tarifas aeroportuárias, prejudicando a população.

A construção de novos aeroportos é sim uma necessidade atual do Brasil. Bem como a melhoria das vias terrestres, a melhoria na qualidade da saúde e educação, e de tantos outros pontos que nosso país precisa melhorar. Mas, assim como todos esses pontos, é preciso estudos aprofundados para que o dinheiro público aplicado não seja desperdiçado em vão.

3 Respostas para “800 novos aeroportos, é possível?”

  • TIAGO ARAÚJO:

    Artigos como estes são muito importantes, pois, demonstra a preocução de todo aquele CIDADÃO, que busca o crescimento da sua nação. Opiniões acerca do desenvolvimento urbano, cada dia se faz mais necessária; pois, devemos em conjunto, agregarmos informação, conhecimento técnico e boa vontade (traduzidos em atitude).

    Apenas a título de lembrança, quando participei do mestrado em desenvolvimento urbano – mdu/ufpe, fez um trabalho voltado para alternativas de soluções para grandes cidades, estando incluída o Recife. Naquela oportunidade citei como sendo as PPP, uma ótima alternativa para o desenvolvimento urbano do centro do Recife, especificamente o Recife Antigo (na sua revitalização); daí, não poderia deixar de mencionar o exemplo emblemático da solução dada ao caos do tânsito de Bogotá, bem como o marketing institucional realizando em 1992, nas Olímpíadas de Barcelona.

    O mais importante, não é a crítica pela crítica, mas áquele que se traduz em construtiva.

    Um forte abraço e continuidade ao grande empreendor como você é.

    Tiago Araújo

    Advogado, Empreendor e Professor da Faculdade Joaquim Nabuco

  • Augusto Barros:

    A maioria dos municípios com população menor de 100 mil habitantes não tem necessidade de construção de aeroportos porque muitos estão a alguns quilometros dos que já possuem aeroportos.

  • Roberto:

    Essas cidades com menos habitantes são as ideais para o PT construir os aeroportos. Isso se justifica por serem cidades de dificil acesso ao TCU, CGU e PF. Bem panssado…vão melhorar o acesso.

Deixe um comentário para Augusto Barros