Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

21 bi de lucro e prejuízo de 36%

A Petrobras, maior empresa do Brasil e a principal ação da Bolsa de Valores nacional, anunciou esta semana que, apesar de ter tido um lucro líquido de R$ 21,18 bilhões, teve uma queda de 36% em relação a 2011. O pior lucro nos últimos oito anos.

A principal causa alegada para a diferença no lucro foi o fato de a estatal ter de importar combustíveis a preços mais altos do que os praticados no Brasil, já que o consumo de petróleo do país está acima da capacidade de produção nacional e foi necessário aumentar o volume de combustível importado em 100%. Além deste, a desvalorização cambial – com o real desvalorizado frente ao dólar -, o aumento da venda de derivados de petróleo e aumento das despesas operacionais, com o fechamento de diversos poços secos estão na lista para justificar a queda.

O impacto da queda no lucro da Petrobras foi imediato. No dia seguinte do anúncio, as ações ordinárias da estatal lideram as perdas da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os papéis ON da companhia recuaram 8,29%, a maior queda diária da ação desde junho de 2012. Acompanhando o impacto da queda nas ações, especialistas acreditam que o reajuste nos preços da gasolina e do diesel não serão suficientes para resolver os problemas nos caixas da Petrobras.

Dessa forma, a Petrobrás perdeu 40% do seu valor de mercado em três anos e passou da segunda para a quarta posição no ranking das maiores empresas de gás e petróleo dos Estados Unidos e da América Latina. Aliado a tudo isto, a expectativa é que a produção de barris em 2013 permaneça no mesmo patamar de 2012, em virtude de paradas programadas de plataformas de petróleo na primeira metade do ano. Em contrapartida, no segundo semestre deste ano, seis novas plataformas entrarão em operação, contribuindo para a elevação da produção e dando um fôlego para a produção prevista para 2014.

O questionamento que fica é o porquê a Petrobras não está produzindo o suficiente para abastecer o mercado interno com maior quantidade. E a resposta é clara e direta. Porque a companhia está sem caixa, com investimentos atrasados e, neste momento, podemos entender que a decisão do governo ao não permitir os reajustes dos combustíveis em tempo hábil e suficiente para que a Petrobras ajustasse suas contas foi decisivo para a queda.

O Brasil é, agora, o 6.° maior consumi­dor mundial de petróleo, ocupando o lugar que era da Arábia Saudita. Infelizmente, para nós, não basta apenas tornar-se autossuficiente em produção de petróleo. Precisamos, também, ser capazes de refiná-lo. Neste caso, o Brasil precisa finalizar projetos como o da Refinaria Abreu e Lima, que já deveria ter sido entregue. Além disso, a Petrobras precisa de investimentos, bem como várias outras empresas nacionais. As reservas do pré-sal deve ser vista de outro ponto de vista, mas para explorar essas áreas e cuidar da produção e refino do que já existe, a Petrobras precisa investir mais de 224,7 bilhões de dólares entre 2013 e 2015. E esse dinheiro precisa vir dos cofres do governo. Ou seja, do bolso do povo.

2 Respostas para “21 bi de lucro e prejuízo de 36%”

  • Rodolfo Domingos:

    Incrível!

  • jamil:

    Não ta parecendo que alguns grupos querem causar, demonstrar que a petrobrás ta mal para comprar ações mais baratas na bolsa de valores?
    Até parece que a diminuição dos dividendos aos acionistas não é para capitalizar a empresa para os fortes investimentos necessários em virtude do Pre-Sal. Isso faz parte do capitalismo não é?
    Duvido que quem enxergue a longo prazo deixe de investir na petrobras.
    Entendo que grandes grupos também não querem ver o bem da Petrobras, pois ela também é uma mola propulsora da economia nacional, principalmente aqueles que queriam privatizá-la com Petrbrax no Gov. Fernando Henrique.

Deixe um comentário