Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

200 milhões de brasileiros

Uma nova contagem do IBGE revelou que o Brasil ultrapassou 201 milhões de pessoas. E seremos muito mais até 2042, quando a expectativa é que o país tenha 228 milhões de habitantes. Muito mais que os 90 milhões em ação, consagrados nos anos 70, dizia a velha música “Pra frente Brasil”, composta por Miguel Gustavo.

Algumas características não são mais novidades: a maioria dos brasileiros são mulheres. Em contrapartida, percebeu-se que a população sofreu um envelhecimento, resultado do aumento da expectativa de vida e queda da natalidade, já que as brasileiras estão tendo menos filhos e sendo mães cada vez mais tarde.
Ainda segundo informações do IBGE, São Paulo é o estado mais populoso, com 43,6 milhões de residentes. Em seguida está Minas Gerais, com 20,5 milhões, e o Rio de Janeiro, com 16,3 milhões. A Bahia é o quarto mais populoso, com 15 milhões de pessoas e Roraima tem o menor número registrado no país, 488 mil moradores.
Se por um lado o crescimento da população é resultado da queda da mortalidade infantil, da diminuição das epidemias e do aumento da expectativa de vida, por outro, o contínuo aumento pode ter consequências negativas – e não podemos pensar apenas na escassez de água e alimentos, já que, na verdade, os alimentos estão mal distribuídos em todo o planeta.
O Brasil tornou-se um país urbano, isso significa dizer que mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. Essa mudança foi resultado dos processos de industrialização e de urbanização, que estão intimamente ligados, já que as indústrias eram instaladas em locais onde houvesse infra-estrutura, oferta de mão-de-obra e mercado consumidor. E assim começaram a surgir os problemas.
O crescimento desordenado da população, quando concentrado nas regiões urbanas, resulta em problema infraestruturais, como falta de saneamento, pouco acesso à saúde e educação, além do aumento da poluição. Acrescente nesta lista o número de desempregados, visto que a demanda é maior que as oportunidades e o número de desabrigados, já que sem renda não é possível manter uma moradia.

Antes de comemorarmos o aumento da população, devemos pensar em melhorar as condições de vida desses brasileiros. Incentivar a interiorização das indústrias é apenas o ponto de partida para a mudança. O Brasil precisa de muitas reformas: política, econômica, tributária, educacional, trabalhista, previdenciária, etc. É preciso entender que o crescimento só é positivo quando as condições são igualitárias para todos.

Uma Resposta para “200 milhões de brasileiros”

  • Ana Lúcia de Sousa:

    Tamanho nós temos, somos grade em muitos aspectos, o que nos falta é qualidade. Políticas estruturantes, para preparar o pais para as mudanças que estão acontecendo, e já começamos a sofrer as conseqüências, como você deixa claro.

Deixe um comentário